A arte do recrutamento e seleção é fundamental para o crescimento das organizações. Se bem realizado as chances dos profissionais realmente contratados darem o resultado esperado aumentam significativamente.

Para entender melhor, primeiramente é preciso saber a diferença entre o Recrutamento e a Seleção de pessoas.

O Recrutamento busca atrair com seletividade candidatos, através de várias técnicas e procedimentos, visando preencher cargos disponíveis dentro da organização. É feito para suprir necessidades presentes ou futuras pela área de Gestão de Pessoas.

Já a Seleção é escolher e classificar os candidatos adequados e recrutados de acordo com as necessidades da organização. Na seleção existe a comparação entre os requisitos do cargo e o perfil das características dos candidatos.

No processo de recrutamento, os profissionais da área de Gestão de Pessoas devem inicialmente buscar profissionais no mercado, seja através sites especializados que disponibilizem os currículos dos candidatos, de indicações de funcionários e parceiros, ou muitas vezes com os currículos deixados na empresa pelos próprios candidatos.

Após recrutados os candidatos devem passar pelo processo de seleção, que pode variar desde uma simples entrevista até dinâmicas de grupo, testes psicológicos e práticos dependendo da função.

Não existe uma regra geral ou um livro de receitas que ensine como recrutar, mas para um melhor acerto na contratação é imprescindível que os recrutadores conheçam o perfil necessário para a função e também tenham um grande conhecimento de como atua a empresa no mercado e de como os líderes e futuros companheiros de trabalho deste novo profissional trabalham, para que seja contratado um profissional que consiga de dar bem com a equipe e alcance resultados.

 

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