A seleção de pessoas permite filtrar características compatíveis com as desejadas pela organização, buscando entre os diversos candidatos aqueles mais adequados aos cargos existentes.

      O processo deve utilizar ferramentas que possam diferenciar os candidatos pela sua experiência, competência, capacidade de adaptação e perfil psicológico, para com isso entender se está ou não apto a desempenhar determinada função.

      Na entrevista é possível verificar muito mais do que qualquer teste pode mostrar, por isso o entrevistador tem um papel fundamental no processo de seleção.

      É fundamental analisar o candidato em todos os aspectos, desde a forma de se expressar até como reage a uma pergunta um pouco mais específica da sua vida pessoal, por exemplo.

      Outras ferramentas utilizadas como o psicodiagnóstico, dinâmicas e testes situacionais funcionam como apoio para o processo e não há uma regra sobre a ordem de aplicação, o ideal é adaptar o processo seletivo as necessidades da empresa e da vaga em questão

 

LEIA TAMBÉM:

Teorias Motivacionais

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Recrutamento e Seleção

A Importância do Treinamento